Como viver o presente – O poder do Agora

Como viver o presente – O poder do Agora
setembro 04 10:12 2015 Imprimir Este artigo

Estou relendo o livro do Eckhart Tolle e ele ensina muito como viver o presente – O Poder do Agora. Todos nós temos dificuldade de nos manter no presente, isso devido a diversos fatores, múltiplas tarefas e muitos compromissos. É comum acabarmos de almoçar e ter a sensação de não ter almoçado, ou nem perceber que já terminamos o almoço, isso porque estávamos falando ao celular, trocando mensagens, ou simplesmente dando uma olhadinha nas redes sociais. Ou as vezes estamos fazendo algo pensando no amanhã, preocupados com as contas, com os compromissos, coma as coisa que temos que fazer e também com aquelas que deixamos de fazer, e como temos uma inteligência que nos avisa sobre tudo, fica vindo o tempo todo na nossa mente para nos lembrar das coisas que temos que fazer.

O fato é que achamos que não temos tempo nem para viver o presente e não sabemos e nem temos o controle sobre o amanhã, mas achamos que temos e por isso não temos muito tempo estamos ocupados em controlar o incontrolável.

A maioria das pessoas que eu já atendi tiveram problemas ou ainda tem problemas para estar no presente, não fomos educados para viver o presente, estamos sempre no futuro ou passado.

Não tem mágica nem magia para aprender viver o presente é preciso um exercício diário, é preciso dedicação é preciso mudar algumas coisas, incluir novas rotinas, e isso aparentemente dá um pouco de trabalho, mas o fato é que vale muito a pena.

Dicas para viver o presente.

1. Aprender a respirar e usar a respiração correta, faça uma respiração profunda e sinta o que ela pode fazer por você.

2. Soltar situações que você não pode controlar, é bobagem querer controlar tudo isso só te atrapalha, parece que você está sendo brilhante em querer que tudo saia como o planejado, em querer que todos façam do seu jeito porque você sabe que é melhor, solte deixe as coisas acontecerem.

3. Sobre os seus problemas ou situações que roubam sua energia faça uma lista e se pergunte o que você pode fazer HOJE para resolver a situação ou se livrar dela? Se tiver algo a ser feito com certeza você vai saber o que é e vai tomar a decisão, porque você já sabe a importância dessa sua decisão. Se não tiver, se entregue a situação admita ela sinta e esteja presente naquela situação, você vai ver que está acima delas e que o sofrimento que você cria só te atrapalha e se você foi capaz de criar, você pode abandonar também.

4. Ao acordar pela manhã coloque uma intenção para o dia e solte não pense mais no assunto, planeje o seu dia e quando estiver executando qualquer atividade concentre-somente naquilo, finja que só existe você e aquela atividade que está desempenhando.

5. As circunstâncias podem mudar a todo momento, por fatores externos ou não, não podemos controlar isso, portanto mantenha a calma sobre qualquer situação nova, não temos controle de nada. Faça sua parte e observe, tudo segue um fluxo, tudo tem um motivo para acontecer.

6. Reconheça suas reações e emoções com o dia a dia, perceba que muitas vezes você fica tenso, nervoso ansioso, irritado, e essas emoções não contribuem para nada, alias elas só atrapalham. Quando perceber que está tendo uma emoção negativa, concentre-se na sua respiração, concentre-se no seu interior, ao fazer isso vai se perdendo um padrão e você começa a ter mais controle nas próximas situações.

7. Eu sei que a ansiedade é forte para todos, mas o fato de ser ansioso não ajuda melhorar os resultados, não ajuda achar soluções, então pra termos essa ansiedade? Devemos fazer a nossa parte no agora, nos concentramos no agora e deixar fluir, acredite que o universo está conspirando ao seu favor e solte os resultados, não se apegue a eles.

8. Quando, quando, quando…. Temos mania de postergar tomadas de decisões baseadas no futuro, quando eu tiver dinheiro, quando eu conseguir isso, quando eu emagrecer, quando eu viajar, quando eu comprar isso ou aquilo. Esse é um erro que nós cometemos, claro temos que ter planos sempre, mas não podemos deixar de viver o agora porque estamos esperando algo do futuro, isso não. Você tem tudo que precisa para viver um presente digno de gratidão. Por maior que seja as dificuldades que temos, temos que ser gratos pela vida, por tudo que tivemos e temos ao nosso dispor, inclusive os problemas e dificuldades estão repletos de aprendizados e querem apenas nos ensinar algo, nós é que demoramos para entender sua mensagem porque estamos ocupados demais no futuro ou passado, e só existe o Agora, portanto devemos nos concentrar no agora. Tudo que podemos fazer e executar é no Agora.

Viva o seu Agora e transforme sua vida!

veja mais artigos

Sobre o Autor

Madalena Costa
Madalena Costa

Um ser humano em evolução, estudo e compartilho conteúdo de qualidade para ajudar na evolução da humanidade! Muita Luz e Amor a todos! *Todo conteúdo compartilhado é citado a fonte e preservados os direitos autorais!

Ver Mais Artigos

Sem comentários! Seja o primeiro a comentar!

Você pode ser o único a iniciar um conversa.

Adicionar um comentário

Your data will be safe! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.